Jantar harmonizado
Em agosto foi a vez de Juiz de Fora experimentar pratos da culinária portuguesa harmonizados com os vinhos da Adega Cascais no bistrô Savoir-Faire, comandado pelo talentoso chef Gabriel Bastos. Frutos do mar acompanhados de vinho rosé Sangiovese, arroz de pato servido com vinho tinto Reserva, porco com polenta e legumes com tinto DOC Escolha ... Uma noite perfeita entre amigos, boa bebida e boa comida!
Sobre as castas de Portugal
Em? Portugal são cultivadas diversas castas, que são os tipos de uvas usadas na produção de vinhos. A vastíssima quantidade de castas portuguesas nativas (cerca de 285) permite produzir uma grande diversidade de vinhos, com personalidades e sabores muito distintos. O guia ?The Oxford Companion to Wine? descreve o país como um verdadeiro "tesouro de castas locais".
Touriga Nacional, Baga, Castelão, Touriga Franca e Trincadeira são algumas das castas tintas mais usadas na produção de vinhos portugueses. Para os brancos, Arinto, Alvarinho, Loureiro, Fernão Pires, Moscatel, Malvasia Fina e Encruzado são as castas mais largamente empregadas ? normalmente combinadas na produção de vinhos brancos.
As castas portuguesas são menos conhecidas do que outras tradicionais castas europeias (como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot etc.). Para apresentar a diversidade e a riqueza de sabores, nos próximos meses a Adega Cascais irá passear com você por Portugal e experimentar um pouco da riqueza das castas desse país-irmão.