Conhecida como sendo a cúmplice em crime da casta Cabernet Sauvignon, Merlot está presente no blend dos melhores e mais aclamados vinhos do mundo. Dizem os historiadores de vinhos que o nome desta casta, originária da região de Bordeaux, foi inspirado no melro, pássaro muito comum na região. Pela semelhança da cor das penas com o preto-azulado da uva madura e eles apreciarem bastante a doçura destas uvas numa fase de maturação avançada.
. 
Os vinhos Merlot são apreciados pela textura macia e suave que apresentam. A leveza e a doçura que aporta aos vinhos ajuda a equilibrar a acidez e os taninos mais fortes das outras uvas. Produz vinhos redondos, com corpo e bem estruturados, cheios de fruta que podem ser bastante ricos e exuberantes.

Por ser uma casta tao apreciada em todo o mundo e pela sua fácil adaptabilidade a diversos climas e terroirs, Merlot é a segunda casta mais plantada em todo o mundo.
Em climas mais quentes os vinhos apresentam aromas de fruta negra com toques de chocolate e poucos taninos, ao passo que em climas mais frios os vinhos costumam ser mais estruturados com maior presença de taninos e aromas de tabaco.
Com o amadurecimento em barril de carvalho sobressaem notas de baunilha, ameixa, tabaco e café torrado.

Por ser um vinho fácil de beber, bebe-se bem sozinho ou acompanhando comida. É o vinho perfeito para as noites de inverno.
Combina bem com assados seja de carne de vaca, porco, pato ou frango, e é também uma excelente escolha para acompanhar queijos tipo camembert, gruyère ou parmesão.
Evite beber um Merlot com peixe, folhas verdes cruas e comidas picantes.