É originária do mediterrâneo oriental, tendo sido introduzida no território nacional durante o período das invasões ibéricas pelo império Romano.
. 
Por ser a casta que apresenta maior concentração de compostos aromáticos, a sua identificação em prova cega é fácil e intuitiva. Porém, se não for devidamente domada, pode se mostrar demasiado entusiástica e excessiva nos vinhos de mesa. Ela é bastante adocicada e é frequentemente descrita como uma casta feminina.
As uvas, quando vinificadas, podem produzir desde vinhos leves e secos, diversos tipos de vinhos brancos aromáticos e frutados, visto que apenas uma pequena quantidade e uva Moscatel é suficiente para conferir aroma de fruta ao vinho.
. 
Apresenta aroma de passas de uva, limão, lichia, pera, almíscar, mel, pêssego, damasco e nectarina. Nos vinhos generosos, sempre que consegue preservar a acidez, proporciona vinhos memoráveis, entre os quais se incluem os ?Moscatel de Setúbal?, com notas de casca de laranja, mel, especiarias, iodo, flor de laranjeira e acácia.

Acompanham muito bem uma sobremesa e, quando gelados, são refrescantes e muitas vezes bebido como aperitivo. Não deve ser consumido acima dos 20ºC, para evitar que se torne demasiado doce.