A casta de vinho tinto mais famosa e mais plantada no mundo, nasceu de um cruzamento natural e surpreendente entre o Cabernet Franc e o Sauvignon Blanc, em Bordeaux.
.
Em comum, o seu vinho tem a cor profunda, pelos taninos densos, ligeira acidez e complexos aromas de frutos como ameixa, folha de tomate, especiarias, cedro e cassis. Nos vinhedos mais quentes, revela traços de azeitona e amora silvestre, enquanto nos mais frios, aparecem traços de pimentão.
Conhecido pelas fortes notas de pimentão verde, pimenta preta e groselha, um Cabernet Sauvignon de qualidade elevada consegue ir ainda mais longe e atingir os aromas de madeira e diversas especiarias. Esta casta é caracterizada e adorada pela sua alta concentração de sabores e capacidade de envelhecimento excecional. Corpulento, com taninos médio-altos e uma acidez média, esta casta concede aos seus vinhos um sabor rico e robusto.
Hoje ele é visto como o ouro da vinicultura, valioso e altamente considerado. Ele dá-se particularmente bem em solos arenosos.
Ideal para acompanhar pratos mais arrojados como bifes e molhos apimentados, o Cabernet Sauvignon foi considerado, recentemente, através de um estudo científico, como um eficaz limpador de palato, pois tem a capacidade de eliminar gorduras e proteínas que se acumulam na língua.
Por ser um vinho encorpado, a temperatura ideal para o consumo varia entre 15 e 18 graus. Os vinhos desta uva harmonizam muito bem com carnes gordurosas e molhos encorpados.