Uma degustação íntima e descontraída nos permite experimentar diversos rótulos, conhecendo os vinhos em nosso próprio ritmo e desenvolvendo uma maior familiaridade com eles. Isso nos incentiva a sair da zona de conforto e a experimentar novos produtos, comparando suas diferenças de forma sutil. A diversidade enriquece a experiência e nos permite apreciar mais a variedade de vinhos disponíveis.
Atualmente, temos acesso a muitas informações sobre vinhos através de revistas, blogs e aplicativos especializados, o que nos permite organizar uma degustação com confiança. Reúna um grupo de amigos, selecione alguns rótulos ? de preferência de anos recentes, já que os aromas são mais ricos e o sabor mais suave, o que descomplica a prova - e divirtam-se!
Antes, tome algumas notas:
- O local da prova deve contar com uma boa iluminação, ser silencioso e livre de cheiros;
- Tape o rótulo da garrafa para que ninguém seja influenciado pela marca;
- Sirva pequenas quantidades para evitar desperdícios;
- Tenha em atenção a temperatura de serviço de cada tipo de vinho;
- Segure a taça pela haste ou pelo pé de modo a não aquecer o vinho - nunca pela barriga;
- Utilize folhas de prova com alguns aspectos a serem avaliados;
- Cada degustador deve ter um copo para cada vinho, para poder compará-los.
. .
Estamos disponibilizando AQUI PARA DOWNLOAD uma Ficha de Degustação. Você pode imprimir e começar essa aventura - guardar um registo dos vinhos que prova é uma maneira sistemática de aprofundar seus conhecimentos, além de ser uma forma divertida de verificar as diferentes percepções a cerca de um mesmo produto diante de uma prova na companhia dos amigos. Também é uma forma interessante de acompanhar a evolução de um vinho ao longo dos anos, muitas vezes você se surpreenderá ao recorrer às fichas de provas mais antigas e constatar que o vinho é mesmo uma bebida viva que tende a evoluir qualitativamente com o tempo.
E então, animado para começar? Compartilhe conosco suas experiências e descobertas!