Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Caros amigos e apreciadores de vinho,

Na semana passada, comentamos sobre as várias formas de vindima, e vimos que as mais utilizadas são a colheita manual e a colheita mecânica.

Nesta newsletter comentaremos um pouco sobre a história, o processo de produção e vamos também entender por que alguns produtores adotam, eventualmente, o tradicional método de pisa a pé nas uvas.

 

.

 

A arte de cultivar uvas e transformá-las em vinho remonta a civilizações antigas como os egípcios, gregos e romanos. Com o passar dos séculos, a produção evoluiu de métodos rudimentares para técnicas modernas e avançadas.

A produção de vinho é uma combinação delicada de ciência e tradição e é feita em várias etapas. Envolve desde a colheita da uva (comentada na newsletter passada,( link ) no momento ideal de maturação, de acordo com a escolha dos enólogos e produtores. A qualidade das uvas influencia diretamente no resultado do vinho. Uvas saudáveis e maduras são selecionadas para o esmagamento.

Existem várias técnicas para esmagar as uvas, cada uma com seu propósito.

O método tradicional de pisa a pé das uvas tem raízes antigas e é uma prática que envolve trabalhadores pisoteando as uvas com os pés descalços para liberar o suco. Embora seja menos comum atualmente, devido às tecnologias modernas, alguns produtores eventualmente optam por esse método, e conseguem um vinho excepcional

 



 

Já no método mecânico, as uvas são introduzidas na máquina de esmagamento, onde são gentilmente quebradas. O objetivo é liberar o suco sem esmagar as sementes, que podem trazer amargor ao vinho. A temperatura é monitorada para controlar a extração de compostos essenciais.

 



 

Após o esmagamento, a mistura de suco, cascas e sementes é conhecida como mosto. Dependendo do estilo do vinho, esse mosto pode ser separado das partes sólidas rapidamente ou permanecer em contato por um tempo, conferindo cor e sabor.


Segue depois para a fermentação, onde leveduras transformam o açúcar em álcool. O envelhecimento do vinho é feito, geralmente, em tanques ou barris, para desenvolver caráter e complexidade.

 

. .
 

A produção de vinho é uma arte que combina tradição e inovação. Ao longo dos séculos, evoluiu de métodos simples para técnicas avançadas, resultando em uma variedade incrível de vinhos disponíveis atualmente. O pisa a pé nas uvas, embora menos frequente, ainda é um testemunho da rica história do vinho e da dedicação dos produtores em preservar suas raízes.

Esperamos que tenham gostado dessa exploração pelo universo do vinho.

Até nosso próximo encontro!

 

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce